Assista o filme “Tarja Branca”

Assista o filme “Tarja Branca”

 

 

traja-branca2

Brincar é usar o fio inteiro de cada ser. Quando você está usando o fio inteiro, você está brincando”, diz uma das entrevistadas no documentário “Tarja Branca”, dirigido por Cacau Rhoden e produzido pela Maria Farinha Filmes.

Brincar é um dos atos mais ancestrais desenvolvidos pelo homem, tanto para se conhecer melhor quanto para se relacionar com o mundo. Mas o que esse ato tão primordial pode revelar sobre nós, seres humanos, e sobre o mundo em que vivemos?

Tarja Branca é um incrível manifesto pelo direito de brincar da criança. Inspirado na expressão “tarja preta”, o documentário resgata a importância da brincadeira na saúde e no bem estar do ser humano, tanto na fase adulta quanto na infância.

Constituído com depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e sobre como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu “espírito lúdico”.

Cada vez mais, seriedade é sinônimo de competência e brincadeira é sinônimo de imperfeição. À medida em que formamos adultos com tal mentalidade, minamos espaço para os criativos, inovadores, e fomentamos uma sociedade frustrante. Ainda pior é perceber a relação entre os impactos negativos nos que não sabem mais brincar com o crescimento dos casos de doenças mentais como a depressão.

O assunto é amplo, de extrema importância e muito bem abordado no documentário. Separe um tempo para assistir e refletir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *